Somente 1 em estoque

Como entrar e permanecer nos EUA

28

Como funciona o Programa ESOL dentro das Escolas Americanas?

Muitos brasileiros e pessoas de outras nacionalidades estão vindo para os Estados Unidos, para morar ou para estudar e querem entender melhor o que é o ESOL.

Muito simples:

É um programa para quem vem de outros paises e não tem o Inglês como língua nativa.

Qualquer pessoa que chegue para estudar em uma escola normal americana, vai para a sala regular e será acompanhado de forma especial e com tutoria exclusiva até atingir pelo menos o nível 3 do programa.

Por que isso ocorre?

cadeado

Desbloquei o resto do artigo

Nós do Blog Tudo Sobre Miami queremos nos aproximar mais do leitor, deixe seu nome e email para fazer parte de nossa lista

Ao digitar seu nome e email o conteúdo será liberado.

Aqui as escolas valorizam determinadas coisas, como falei na matéria sobre as diferenças que existem entre as escolas americanas e brasileiras, se você não leu essa matéria ainda precisa entender o que ocorre de diferente e assim vai entender melhor essa matéria aqui. Dê uma olhada.

Agora que já sabre as diferenças, vai entender o porque seu filho chega e tem que entrar na classe regular.

Nossa filha entrou no 4 ano, passei muitas horas com ela para dar suporte, fomos muito à biblioteca, assistiu muita TV (ainda assiste rsrs) e se esforçou muito para ir subindo nos níveis do ESOL.

No 5 ano não precisou mais de tutoria especial (professora que falava português e a ajudava uma vez por semana, sem custo nenhum). Mas isso só ocorreu porque atingiu o nível 3 de ESOL. Saiba mais sobre isso.

Agora ela possue o nível mais avançado da sala em que está. Já pode pegar livros mais elaborados (na verdade pegava esses livros na biblioteca, e isso deve ter ajudado) e cada vez mais está melhorando. Porém, já está na escola um ano e meio e não atingiu o patamar máximo do programa. Isso porque necessita assimilar tudo como um nativo para atingir o patamar. Isso mesmo: ler, escrever, ouvir e interpretar como um nativo.

Veja como está falando inglês, percebemos que ela já está mais à vontade em falar inglês, em português procura as palavras. Repare:

Ela aprendeu rapidamente o inglês e está se saindo muito bem, não acha?

​Se gostou não deixe de comentar! 

Até mais.​

Valdirene Martins
 

Olá. Meu nome é Valdirene Martins e vivo em Miami desde 2013. Sou brasileira, mas meu coração já é metade americano. Gosto de tudo por aqui. Sinto saudades da família e amigos, porém os Estados Unidos oferecem vantagens e oportunidades de experimentar muitas coisas novas. Estou adorando dividir tudo isso com vocês.

Adriana - 10 de outubro de 2016

Bom dia Valdirene, com qual visto vc está morando aí, pretendemos morar aí em 2017, gostaria de participar do programa ESOL, poderia se comunicar comigo por email quanto a alugueis e bairros mais baratos?

    Valdirene Martins - 10 de outubro de 2016

    Olá Adriana. Já somos residentes. Os cursos de inglês estão espalhados pelas escolas públicas e depende da região que vai ficar vai ter que ver onde há. Boa sorte 🙂

Gracilene Monteiro - 9 de setembro de 2016

Olá, achei seu blog por acaso e fiquei muito feliz em encontrar uma pessoa com tanta alegria em compartilhar as informações. Queria te pedir uma ajuda. Vou para os EUA em Janeiro com minha filha de 5 anos e minha mãe. Vou aplicar o visto de estudante, pretendo mehorar o meu inglês e depois fazer um curso para exercer a profissão de Paralegal, por isso estou me organizando. Gostaria, se vc pudesse de indicação de boas escolhas de inglês e bairros tranquilos mas com um comércio de certa forma próximo. Desde já agradeço. lene.monteiro@uol.com.br

Najara - 29 de agosto de 2016

Olá Valdirene bom dia!!

VI seu blog, achei muito interessante e esclareci diversas dúvidas já.
Estou planejando ir morar em Miami em março/2017 com o meu namorado, tenho algumas dúvidas para tirar com você , inclusive sobre a compra do imovel para morarmos, poderia me passar seu email?

grata!

Regina - 31 de julho de 2016

Ola Valdirene, amei seu blog, gostaria de conversar com mais você. Estou indo com meus dois filhos em novembro

SANDRA CUNHA - 19 de julho de 2016

Olá Valdirene! Tudo bem? Meu filho está querendo fazer o curso em Miami, porque temos amigos lá e não teríamos despesas com hospedagem. Essa escola que vc fez o seu curso fica onde? Vc tem informações sobre as escolas em Miami? Obrigada.

    Valdirene Martins - 24 de agosto de 2016

    Olá Sandra Cunha. Obrigada pela visita no Blog. A escola fica em Doral. Há os colégio de Miami Dade que também podem te ajudar e são ainda melhores. Volte sempre

Débora - 28 de junho de 2016

Valdirene achei muito boa a matéria.
Queria te mandar um e-mail, pode informá-lo por favor/

Obrigada

Moyses de Oliveira - 25 de abril de 2016

Olá Boa Tarde, Muito bom o blog vai nos ajudar muito a entender muitas duvidas, Parabéns a Família que fazem o bem .

    Valdirene Martins - 25 de abril de 2016

    Olá Moyses, obrigada pela visita e o comentário tão gentil. Não se esqueça de se precisar de corretora também poderei ajudar. Até mais!! E volte sempre.

wellington teles da cruz - 16 de abril de 2016

Olá Valdirene.
gostaria de saber como funciona o processo para essas escolas que fazem parte do progarma ESOL , eu gostaria de participar do progrma , e não tenho preferencia de cidade , só gostaria de aprender ingles! vc poderia me dar algumas dicas de onde posso encontrar essas escolas, como posso entrar em contato com elas a e moradia como encontro algo barato para estudante. desde já muito obrigado,sucesso!!!!

    Valdirene Martins - 18 de abril de 2016

    Olá Wellington, para adultos as escolas são diferentes. Desculpe perguntar, mas quantos anos você tem? Pode estudar no período noturno nas escolas onde fornecem os cursos de 3 meses para nível. Você paga em torno de $120 pelos 3 meses e mais um valor pelo livro. Moradia, não está em torno de $1,200. Se quiser alugar me escreva no vmartins@bahiainternational realty para eu te enviar uma pesquisa de propriedades. Obrigada pela visita.

Aline - 6 de março de 2016

Olá Valdirene,

Agradeço a iniciativa de ter iniciado este blog. Achei muitas pessoas com as minhas dúvidas… Estamos planejando ir para os EUA também. Eu, meu esposo e filho de 9 anos. Minha dúvida sobre este programa ESOL é se é de escola pública ou só particular… Estamos meio perdidos quanto para qual cidade iremos por isso achei muito bom vc e seu esposo disporem deste tempo para ajudar.. pensamos muito sobre a escolher primeiro a escola e depois ver as outras coisas… gostaria de saber quais escolas trabalham com este programa e em quais cidades e os custos de moradia nas proximidades… e também somos evangélicos e damos prioridade em termos por perto uma igreja para congregar…

    Valdirene Martins - 7 de março de 2016

    Olá Aline, Obrigada pelo comentário tão gentil. Aqui nos Estados Unidos nada fica ao lado de casa como no Brasil. Para tudo você precisa ou caminhar um pouco ou tem que ser de carro mesmo. E como tudo aqui é setorizado não há igrejas assim ao lado de casas.Quanto a igreja é necessário que pesquise na Internet onde existe a igreja que gostaria de congregar O programa ESOL é para todas as crianças que chegam de outros paises sem a lingua materna sendo o inglês, por favor leia nossa matéria: http://tudosobremiami.com/como-funciona-o-programa-esol-dentro-das-escolas-americanas/ . Quanto ao custo de vida, alguns pontos são mais caros no aluguel e se morar onde há um comércio turístico pode ser que dê alguma diferença. Eu vou envar um email privado para você a respeito de aluguel, ok? Obrigada pela visita.

Caique - 29 de fevereiro de 2016

Olá Valdirene,

A alguns meses atrás eu ouvi dizer que existia um tipo de ESOL ou ESL (não sei ao certo) para imigrantes com +18 anos, para que esses imigrantes fossem integrados na língua do país USA. Você tem alguma informação sobre isso? Pois irei morar com minha tia em boston em janeiro de 2017, e a princípio eu não teria condições de pagar um escola assim que chegasse, pois convertendo do real para o dolar nós sabemos a tristeza. Obrigado pela atenção!

    Valdirene Martins - 2 de março de 2016

    Olá Caique,
    Há um programa nas escolas para adultos que ensina realmente a lingua. Eu mesma comecei a fazer um e paguei $120.00 por 3 meses de cursos mais o um valor do livro que não me lembro agora. Mas não saberia dizer se em Boston esse valor seria o mesmo. Porém você vai encontrar escolas com os mesmos programas, pode ficar tranquilo. Obrigada por visitar o Blog.

      Bianca - 4 de julho de 2016

      Olá Valdirene, tud bem?
      Pretendo estudar por 6 meses no sistema ESOL – tenho 36 anos. Enviei alguns email para escolas, mas não obtive sucesso. Onde você indicaria, onde você fez?
      Tenho interesse em alugar um imovel também, teria algum contato para me enviar?
      Abs,
      Bianca

        Valdirene Martins - 4 de julho de 2016

        Olá Bianca, eu comecei o curso no http://reagandoral.dadeschools.net/ .Você faz uma avaliação, paga o valor (é bem barato) por 3 meses de curso (tempo de cada nível), compra o livro e faz as aulas. Mas tem que comprovar que está morando aqui levando o comprovante de uma conta de água e ou luz em seu nome. Portanto aconselho a verificar a data que começa cada nível, o valor, a documentação que cada escola exige. Eu também conheço escolas particulares, mas os valores são bem diferenciados. O bom mesmo é estudar onde possa praticar muito, ou fingir que não sabe espanhol para que as pessoas apenas fale com você em inglês, pois em Miame as pessoas são receptivas e se vê que você não entende ou não fala bem o inglês já parte para o spanhol. Quanto ao aluguel vou te enviar um email privado. Boa sorte. Abraços

Manoela - 23 de setembro de 2015

Oi Valdirene,adorei sua postagem,estou querendo ir em Janeiro para Miami para ficar 4 meses para eu aprender e aperfeiçoar o meu ingles.Gostaria de saber melhor sobre esse projeto ESOL,para eu frequentar esse curso eu preciso ter o visto de estudante ou so o de turismo basta.
Obrigada

    Valdirene Martins - 24 de setembro de 2015

    Olá Manuela,
    Obrigada pelo comentário. Eu estudei na escola Roanald Reagan. É um curso de 3 meses cada nível. Você faz um teste para te qualificar em que nível está e depois inicia o curso. Não acredito que este curso necessite ter o visto, mas é bom ligar para saber. O telefefone é + 1 (305) 805-1900 eles falan espanhol se precisar.

Vera Alves - 8 de setembro de 2015

Olá Valdirene,

Meu nome é Vera e moro em São Paulo. Adoro seu blog. Acho muito informativo. Parabéns!

Meu marido tem proposta para trabalhar nos USA em 2016. Tenho uma filha de 13 anos. Ela terminará o 9º ano que corresponde ao ensino fundamental em 2016. Em 2017 começará o Ensino Médio. Fiquei muito interessada em Morar em Doral. Gostaria de comprar uma casa ao invés de alugar. Você tem uma média de preços para casa com 3 dormitórios em uma região que tenha uma boa escola de ensino médio? Qual o procedimento para a compra de casa aí nos USA?

Um grande abraço à você e à sua linda filha e fiquem com Deus!

    Valdirene Martins - 8 de setembro de 2015

    Olá Vera. Obrigada pelo comentário tão gentil. Agora posso te ajudar pessoalmente na compra de sua casa. Enviarei um email privado para conversarmos. Abraços e volte sempre porque agora vamos ter muitas novidades. não se esqueça de assistir esse video em nosso canal https://www.youtube.com/watch?v=xxois_tWRGA que é sobre escolas.

Silvana - 12 de julho de 2015

Olá Amanda! Minha filha Roberta adorou seu vídeo, ela também tem 10 anos e se Deus quiser em dezembro será sua colega na escola!! Parabéns pelas suas conquistas! Um beijo

    Valdirene Martins - 12 de julho de 2015

    Oi Silvana, aqui é a Amanda, fala para ela me procurar quando chegar para nos conhecermos. Eu vou ficar feliz em ter mais uma amiga. Estarei esperando! Beijos

Os comentários estão desativados.