style="display:inline-block;width:728px;height:90px"
data-ad-client="ca-pub-4096416861955340"
data-ad-slot="3966619962">

22

Escola Particular e Pública em Miami, nos Estados Unidos. Qual é a melhor?

Mudar do Brasil para os Estados Unidos da América é realmente algo desafiador, e para que tudo dê certo, é necessário planejamento e dedicação. Frase de Claudemir F. Martins, faço uso das palavras dele pois é realmente necessário muita dedicação, tudo é um aprendizado diário e também nada fácil.

Nós não tivemos a sorte de encontrar muitas informações mais aprofundadas de uma vida cotidiana dos Estados Unidos, por isso nossa meta é sempre buscar informações concretas e relevantes para nossos leitores, para que possam sempre avaliar e planejar da melhor maneira possível sua vinda para cá.

cadeado

Desbloquei o resto do artigo

Nós do Blog Tudo Sobre Miami queremos nos aproximar mais do leitor, deixe seu nome e email para fazer parte de nossa lista

Ao digitar seu nome e email o conteúdo será liberado.

​Muitas pessoas estão interessadas em nossas matérias sobre as escolas e resolvi conhecer uma escola particular para saber de preços e como funcionam algumas coisas.

"É melhor colocar meu filho em uma escola particular ou pública nos Estados Unidos?"

A escola particular que visitei se chama Divine Savior Academy.

Endereço: 10311 NW 58th St, Doral, FL 33178 Telefone: 305 597 4545

É uma escola que atende dos pequenos até o High School.

alunos-divine-savior
brasão
alunos-divine-savior1

escola-divine-savior

Eu cheguei bem no hário dos alunos sairem da cafeteria e estavam uniformizados, falando em inglês e bem tranquilos.

Fui muito bem recebida pela secretária que fala os dois idiomas: Inglês e Espanhol.

Vamos aos valores então:

divine-savior-valores

A importância de saber sobre a Escola certa para seus Filhos nos Estados Unidos.

O fato é que as pessoas precisam estar preparadas para tudo o que vai encontrar aqui e é isso que queremos passar. Não sabemos o quanto uma escola particular pode dar de diferença em uma criança vinda de outro país, principalmente aquela criança que vai ter que passar por todo o processo de adequação, adaptação, socialização e tudo mais.

"Aqui a educação e o desenvolvimento do ser humano em geral é valorizado”

Nós, enquanto pais, estamos contentes com todos os progressos de nossa filha na escola pública John I. Smith e acreditamos que mais que uma escola, o esforço pessoal e familiar conta muito. 

Mas veja o depoimento do diretor da escola Divine Savior Academy sobre seu aluno que entre mais de 2 milhões de candidatos escolhidos a cada ano pelos Estados Unidos, foi finalista juntamente com outros 9.000 estudantes também escolhidos como finalistas para o Mérito Nacional Escolar:

“Estamos incrivelmente orgulhosos de Christian. Ele tem estado no Divine Savior Academy desde a 5ª série. Ao longo destes anos, Christian foi um aluno exemplar, tanto em sala de aula como na comunidade. Ele é o nosso segundo Mérito Nacional Escolar, fomos finalistas em dois anos e ele tem sido um excelente representante da DSA e da comunidade de Doral , comenta o diretor Ben Troge”

Bem, mas há mais dados que podemos comparar para saber se uma escola pública é tão qualificada como uma particular ou vice versa.

A escola da nossa filha tem grau 8 no rating 

Divine Savior Academy não possui grau, apenas as qualificações dadas pelos pais à respeito da escola. Ela ganha  4 estrelas no geral. 

Será que isso importa para você?

brasão-divine-savior

Mas o que é GreatSchools (rating)?

Dados retirados do próprio site de avaliações:

“A avaliação GreatSchools é uma ferramenta simples para os pais poderem comparar escolas com base em resultados de testes. Ele compara as escolas em todo o estado, onde as escolas mais bem cotadas no Estado são designados como "acima da média" e o menor "abaixo da média". Ele é projetado para ser um ponto de partida para ajudar os pais a fazer comparações de linha de base. Nós sempre aconselhamos os pais a visitar a escola e considerar outras informações sobre o desempenho escolar e programas, bem como considerar as necessidades da criança e da família como parte do processo de seleção da escola.”

Eu não posso avaliar com certeza a parte acadêmica da escola particular em questão e nenhuma outra porque minha filha estuda em uma escola pública, mas o fato de um aluno ter chegado à finalista de uma premiação como a mencionada,  ainda não demonstra total garantia de que todo os alunoss possuem as mesmas habilidades, porém, como já afirmei antes em outras matérias, uma escola particular aqui precisa ser superior à pública para poder sobreviver quanto empresa e continuar no mercado, se é que me entende!

E é óbivio que se tivessemos a oportunidade de manter nossa filha em uma escola dessas pelo menos por um ano, o faríamos, pelo simples fato de que a escola pode ser muito boa!


"O ideal é que você saiba quais objetivos você quer alcançar com os estudos"

É necessário que você saiba bem o que quer para você ou para seus filhos.

Em particular, só o fato da minha filha ser trilíngue já supera minhas expectativas iniciais, agora é lógico, vamos para os próximos objetivos, entende??

Mas essa é a minha opinião e minha expectatíva, e a sua qual é?

Veja alguns pontos que destaco abaixo para ajudar na decisão entre uma escola particular e uma pública na região onde você vai morar:

· Quantidade de alunos

Fique ciente que as escolas pagas, particulares, possuem menos alunos em sala pelos simples fato de serem pagas.

Nas escolas públicas a lei limita a quantidade de alunos, minha filha tinha 14 colegas de sala em 2013, numa escola Pública (DR. Rolando Espinosa). Quase no meio do ano letivo houve um aumento de alunos por ter acontecido os problemas na Venezuela e muitos migraram para cá. Muitos brasileiros também vieram.

· Condição social e cultural dos alunos

Existem lugares em que os alunos podem ter uma condição menos favorecida, mas isso não afeta o nível escolar, pode talvez (e que fique bem claro o TALVEZ), ter uma diferença cultural e social e consequentimente leve à uma queda na qualidade do nível escolar.

Mas isso depende de muitos fatores.

Enquanto que em uma escola particular a probabilidade dos alunos terem esses tipos de diferenças pode ser menor.

No caso da Divine Savior Academy, ela é uma escola que possue um seguimento com religião e o grupo formado aí vai compartilhar dos mesmos pensamentos, conceitos e costumes.

Não temos nenhum problema na escola pública, tanto que os alunos que avisam que por motivo de religião não vão participar do halloween, por exemplo, eles não ganham falta.

· Tratamento entre escola/pais/alunos

Eu vejo o diretor da escola John I. Smith, todo dia na saída da escola da minha filha, o vejo observando. Ele fez mudanças no começo do ano para a melhoria da saída dos alunos entre outras melhoras.

Os professores me atenderam muito bem quando solicitei uma conversa e tratam muito bem minha filha.

O posso dizer mais?

O que uma escola particular faria à mais por minha filha?

Na verdade não sei responder, pois se observar na imagem dos valores, eles cobram até a tutoria do ESOL, coisa que na escola pública é gratuíto. Será que é melhor???

· Ranting

Esse é um fator que considero importante e muito bom, apesar de ser um dado estatístico, pois todos os alunos fazem os memos tipos de testes. São avaliados da mesma maneira e com esse dado é mais fácil de qualificar as escolas. É um meio de nivelação para teste e reconhecimento de como as escolas estão trabalhando com seus alunos.

Foi um quesito que pesou sim em nossa decisão na escolha das escolas que nossa filha estudou até agora.​


​Para finalizar sobre a questão escolas públicas x escolas particulares aqui dos Estados Unidos seria interessante se algum de nossos leitores que tivessem filhos em escola particulares aqui nos contassem sua experiência.

Não quero ser injusta e nem ficar defendendo a escola onde minha filha estuda, mas é a experiência que possuo.

​Então, vou deixar esse espaço aberto para meus queridos leitores, para que nossas informações reais e válidas de experiências do dia a dia sirvam de ajuda para muitos, necessitamos da sua ajuda também!
Você está convidado à participar dessa matéria, ok? Escreva nos comentários, isso ajudará muito aqueles que procuram informações concretas à respeito desse assunto.

Escrevam, curtam e compartilhem. Até mais. Obrigada :)​


Valdirene Martins
 

Olá. Meu nome é Valdirene Martins e vivo em Miami desde 2013. Sou brasileira, mas meu coração já é metade americano. Gosto de tudo por aqui. Sinto saudades da família e amigos, porém os Estados Unidos oferecem vantagens e oportunidades de experimentar muitas coisas novas. Estou adorando dividir tudo isso com vocês.

Victor Beppu - 26 de maio de 2017

Ola Valdirene,

Dentro de alguns meses estarei me mudando para Miami e estou precisando buscar uma casa para alugar e também definir a região. Gostei dos videos sobre Doral. Acredito que possa me ajudar.

Julia - 22 de maio de 2017

Ola, tudo bem?
Tenho interesse em morar com minha família aí, gostaria que me ajudasse!
Escolher colégio para nosso filho e lugar para morar!

Fico no aguardo
Obrigada

Patricia - 3 de outubro de 2016

Olá.
A partir de que idade pode colocar a criança na escola?
A minha tem 1 ano. Ela já pode frequentar ou tem Q ser aqueles ‘day care’?

Rodrigo - 22 de agosto de 2016

Oi Valdirene !
Gostaria de mandar um e-mail para você, pode me procurar por favor?
Tenho intenção de me mudar com a minha família para Miami, morar no Doral e acho que você pode nos ajudar.
Obrigado.

VANESSA - 31 de julho de 2016

Vcs tem alguma casa para alugar em Aventura??
Olá querida , antes de ler suas coisas , eu já havia me decidido morar em Aventura , provavemente estarei indo antes de Junho de 2017 , qual escola vc indica para meu filho ele tem 9 anos e esta no 4° ano , aqui no Brasil em Janeiro iria para o 5° ano , porém sei que as aulas ai começam em Setembro , então não sei se compensa ele estudar 4 meses aqui o 5° ano , ele entraria dinovo no 5° em Setembro ou ´passaria para o 6°???? compensa ou é disperdicio pagar escola aqui só esses 5 meses … me ajuda por favor , obrigada

    Valdirene Martins - 23 de agosto de 2016

    Olá Vanessa, obrigada pela visita ao Blog. Como corretora de imóveis posso fazer uma pesquisa, você sabe que precisa morar perto da escola, certo?
    Então primeiro é melhor escolher a escola e depois vemos uma casa próxima a ela. Vou te enviar um email. E quanto ao estudo é melhor ele continuar estudando até vir para cá.

Patrícia Rosa - 28 de julho de 2016

Boa noiite, Valdirene!

Estou muito interessada em passar um ou dois anos nos Estados Unidos, trabalhando em escolas. Sou Pedagoga e Professora de Ed. Fisica, mas amo alfabetização e gostaria e ter este conhecimento, será que é possível? Poderia ser uma escola pequena, infantil, particular ou publica, para que eu possa adquirir experiencia… Se puder me mostrar os caminhos, agradeço muito!!! Bjos

    Valdirene Martins - 23 de agosto de 2016

    Olá Patricia Rosa, não saberia por onde começar a te ajudar. Eu vim com o L2 e tirei minha permissão de trabalho e até poderia validar meu diploma de professora e dar aulas. Mas mudei de ramo. Tudo vai depender com que visto você viria. O primeiro passo é procurar um advogado de imigração e explicar a situação. Se quiser indicação me escreve em vmartins@bahiainternational.com

Juliana - 10 de abril de 2016

Existe escola com proposta pedagógica sócio construtivista em Miami?

    Claudemir Martins - 13 de abril de 2016

    Olá Juliana,

    Obrigado pela visita ao Blog.
    Qual seria o termo exato para isso em Inglês (confesso que estou perdido nesse tema)

    Claudemir

Tatiana - 8 de abril de 2016

Olá,

Mas eles não pedem nenhum documento da criança? Certidão de nascimento? nada? Você fala o nome do seu filho e isso já basta? É assim?
Obrigada

    Valdirene Martins - 8 de abril de 2016

    Olá Tatiana,
    Sempre informamos que tragam carteira de vacinação e certidão de nascimento e casamento traduzidos para o inglês. Eles te pedem para preencher um formulário, levar seus filhos no médico e tomar as vacinas. E possuem controle de tudo isso por sistema. Precisará apresentar uma conta de utilidade de onde estiver morando e para poder alugar jé é feito uma averiguação completa de quem você é. Obrigada pela visita no Blog.

Juliana Luizari - 17 de março de 2016

Olá tudo bem?
Não entendi o valor da escola?
O valor de $ 7.395,00 equivale ao ano inteiro escolar?
Obrigada

    Valdirene Martins - 17 de março de 2016

    Olá Juliana, o valor é anual sim. Pode ter havido uma pequena alteração, mas é isso mesmo. Se for vir para cá posso te ajudar com a locação ou compra do imóvel. Obrigada por visitar o blog.

Eduarda - 17 de janeiro de 2016

Olá, gostaria de saber se nos Estados Unidos, um colégio particular pode pertencer a uma família, não somente a governos ou instituições internacionais, sabe o que quero dizer? Se uma família pode construir e administrar um colégio. É porque estou escrevendo uma história e me veio uma ideia relacionada a isso. Mas não acho uma resposta concreta em minhas pesquisas…
Agradeço muito!

carla - 12 de janeiro de 2016

Bom dia Valdirene! Estava procurando informações sobre escolas em Miami e achei seu blog. Muito bom. Estou planejando uma possível estadia de um ano em Miami em 2017, tenho muitas dúvidas quanto a escolha de uma escola para minha filha que tem 14 anos. Você poderia me ajudar? Seria de grande valia para mim. Obrigada e bom trabalho!

    Claudemir Martins - 13 de janeiro de 2016

    Olá Carla,

    Sou o marido da Valdirene, e como pai também sei das preocupações sobre a educação dos nossos queridos filhos.
    Temos várias matérias no Blog sobre escolas em Miami, clique no link abaixo:
    http://tudosobremiami.com/?s=escolas

    Você pode encontrar muitas informações valiosas também em nosso canal do YouTube:
    https://www.youtube.com/user/tudosobremiami/videos

    Acredito que a maioria das suas dúvidas serão respondidas nesses links, mas se tiver mais dúvidas por favor deixe um comentário com sua pergunta, dessa maneira todos os leitores se beneficiam com as respostas

    Abraço
    Claudemir Martins

daniel lombardi - 16 de agosto de 2015

Boa Tarde,

Fiquei sabendo que imigrantes na Florida com visto F1 ou F2 que queiram matricular seus filhos em escola publica pagam uma mensalidade você saberia me informar com certeza se isso é fato? E quanto em média seria esse valor em uma high ou middle school?

Agradeço sua atenção.
Daniel Lombardi

    Valdirene Martins - 16 de agosto de 2015

    Olá Daniel. Obrigada por visitar nosso Blog. Na escola de nossa filha nos pediram apenas um comprovante de água ou energia em nosso nome para comprovar que estavamos morando aqui e nada mais. Não pediram passaporte de nenhum de nós 3 e nem estatus migratório em nenhum formulário. Não pagamos nenhum centavo. O que colaboramos é com os materiais de higiêne pessoal das crianças (o que não foi muito). E por não pagar nada, acho mais que justo colaborar.

Os comentários estão desativados.

E-book Completo, Veja como matricular seus filhos nos E.U.A.

x

Tenha acesso ao

E-Book completo

Ebook Educacao Americana
x